segunda-feira, 19 de julho de 2010

Silencio na Perseguição

(ÊXODUS 14.10-14) Aquietar-se diante de Deus não é parar, mas manter-se submisso diante do poder e autoridade de Deus. Muitas vezes nós nos mantemos em silêncio internamente, mas estamos em fervor com o nosso eu. Aquietar-se diante de Deus muitas vezes não entendemos o seu significado, pois esperar, ficar em silêncio, dar atenção silenciosa. Você já foi perseguido por alguém perigoso, famoso por seus mal feitos, pessoa irascível, agressiva, que procurava um para a desforra? Viu que muitas vezes você estava em lugar errado e no momento errado para uma pessoa totalmente avessa aos conceitos do bem? Nós muitas ou quem sabe poucas vezes precisamos ouvir uma pessoa maior, mais forte, de brigas, de confusões, violenta que ninguém sabe como ou porque se chegou diante de ti e começou a ameaçá-lo por nada, apenas porque encontrou um mais fraco e queria justificar a sua impotência, então se voltou contra ti. Confesso que nunca fui de brigar, mas nem por isso escapava dessas promessas, sempre queriam me surrar, e eu sempre procurei escapar destes instrumentos do diabo. No texto em referência deparamos com uma situação semelhante quando o povo de Israel estava cativo de Faraó e Moisés determinado por Deus tentava a libertação. Deus dizia ao povo: Aquietai-vos que hoje colocarei a cidade ao silêncio (ao pó). ç A resposta era dura pois porque difícil ficar em silêncio tendo Deus ao lado do povo, mas o povo não se aquietava, achava que Moisés queria tirá-los da escravidão para levá-los ao deserto e assim morreriam de fome e de sede. Moisés sabia o que Deus queria realizar, mas o povo não entendia. Moisés muitas vezes ficava em silêncio, porque o silêncio nos mostra inquietude, mecanismo de forma errada, quando agimos pelo barulho, pois o silêncio interno tem uma interação com o que é externo. Quando estivermos em silêncio estamos meditando e conseguimos raciocinar, nós nos confrontamos conosco mesmos, e no silêncio pensamos e agimos com a sabedoria. O silêncio é esclarecedor de dúvidas de incertezas e ficando em silêncio de quietude interna e a postura da calma interior. No livro de (APOCALÍPSE 8.1) Quando abriu o sétimo selo, fez-se silêncio no céu, quase por meia hora. Este é o silêncio no céu, e depois disto a vitória nas batalhas por Deus. Com paciência conseguimos entronizar, sintonizar os murmúrios de Deus, os seus propósitos para a nossa vida. Quanto mais conhecemos a Deus, mais em silêncio ficamos, pois passamos a entender do Seu poder, amor, autoridade, sabedoria e propósitos para conosco. O silêncio não é medo, mas em muitos casos é reverência. O oposto é quanto menos conhecemos a Deus, mais inquietos e irritados ficamos. O povo de Israel por medo de Faraó que estava com medo ficou oprimido por mais de quatrocentos anos de opressão, perseguição e medo de Faraó. Era tal o medo que perguntaram a Moisés se estava tirando o povo do Egito é porque ali faltava túmulos. Por medo ficaram murmurantes. Quando chegaram às margens do mar vermelho novamente lamentaram e Moisés levantando o cajado abriu o mar e Deus colocou entre o povo e as forças do exército de Faraó uma coluna de fogo. O povo atravessou o mar a pés enxutos e o exercito que veio logo a seguir foi tragado pelo mar morrendo todos os soldados de Faraó. (2ª TIMÓTEO 1.12) Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia. Uma pessoa que silencia diante de Deus consegue fortalecer aqueles que estão ao seu redor, precisamos sempre mostrar a nossa segurança e a nossa tranqüilidade em Deus. Precisamos nos fortalecer uns aos outros, nos encorajar ainda que na perseguição não nos acovardar, mas mostrar que quem luta por nós é o senhor, Ele toma nas mãos as nossas causas e nos dá livramento. (SALMO 125.1) Aqueles que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas permanece para sempre. Quem silencia diante de Deus consegue ver as coisas de outra forma. Se não agirmos assim o nosso caminho é incerto, de difícil acerto. (LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS 3.26) Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor. Amigo se mantenha em silêncio diante de Deus e Ele lutará por você, portanto aquiete-se diante de Deus, pois a agitação toma lugar da fé. (SALMO 131-2) Pelo contrário, tenho feito acalmar e sossegar a minha alma; qual criança desmamada sobre o seio de sua mãe, qual criança desmamada está a minha alma para comigo. Amigo não adianta levantarmos pela manhã orarmos a Deus agradecendo por tudo quanto ele tem colocado em nossa vida se antes não nos aquietarmos diante de Deus. (SALMO 40.1) Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário